Início » Como consultar marca no INPI?

Como consultar marca no INPI?

Neste texto você aprendera como consultar uma marca no INPI e a importância disso.

Antes de começar qualquer negócio, é preciso saber se a sua marca é registrável!

Se você ainda não sabe o que é uma marca registrável, clique aqui.

Antes de investir em marketing, propaganda e anúncios, você deve obter o certificado de Registro da marca, porque não faz sentido investir em uma marca da qual você não é dono(a).

A Griffe faz o registro de marcas de empresas, bandas, igrejas etc. Toda pessoa que trabalha um nome deve protege-lo.

O registro da marca vai te garantir o DIREITO DE USO EXCLUSIVO em todo o território nacional, bem como, tornar você o proprietário (a) da marca, pois para a lei, o certificado de Registro da Marca é como um bem móvel.

O Certificado de registro é um bem como qualquer outro!

Como consulto uma marca?

A consulta de marcas é feita junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), um processo que envolve diversas etapas, todas fundamentais para assegurar que ninguém usará sua marca sem permissão.

A consulta de marca é feita no INPI, é necessário realizar uma busca no banco de dados no site do INPI

Você deve saber saber se a marca já foi registrada ou está disponível. Outro ponto importante é consultar a lista das marcas de alto renome do INPI.

Clique para ir até o site do INPI.

INPI: o que é?

O INPI é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial, este órgão do governo é responsável por conceder o registro de marcas e patentes no Brasil.

O INPI garante a proteção da propriedade industrial no Brasil, por exemplo, a concessão dos registros de marcas, programas de computador, as concessões de patentes de tecnologia etc, são de competência deste orgão.

A consulta da marca é realizada no site o INPI
A consulta da marca é realizada no site o INPI

Diferença de nome empresarial e MARCA?

O Registro de nome na JUCESP ou no CNPJ não garante a exclusividade sobre a marca, tendo em vista se tratar do NOME EMPRESARIAL, por exemplo o Mcdonalds:


NOME EMPRESARIAL no CNPJ: ARCOS DOURADOS COMERCIO DE ALIMENTOS SA

MARCAS Registradas no INPI: Mcdonalds, Big Mac, Mcflury etc.


Quem não faz o Registro não é dono, porque somente o certificado de registro no INPI garante os seus
direitos de propriedade e exclusividade sobre o nome.

Como consultar a marca no sistema do INPI

Agora que você já sabe o que é uma marca registrável, é hora de fazer uma análise de viabilidade no sistema do INPI!

Em primeiro lugar, descubra em qual das 45 classes de marca do INPI a sua marca deverá ser registrada, pois não valera de nada registrar uma marca em uma categoria que não a sua.

O INPI possui 45 classes para diferenciar produtos e serviços, por isso você deve saber como elas são utilizadas, vejamos:

-Número 1 a 34 para classificar produtos.

-Números de 35 a 45 para classificar serviços.

Consulte as listas de classes de marca do INPI. Em seguida, Busque por empresas do seu ramo para ver em qual categoria elas estão efetuando seus registros.

A pesquisa deve ser feita na área de pesquisa de marca no site do INPI, use todos os filtros de pesquisa e no campo marca, coloque o nome que deseja registrar. Depois disso, clique em pesquisar.

Observe os resultados.

Você vai saber se já existe alguma marca igual ou semelhante a sua.

A Analise deve observar todas empresas que possuem pedido arquivado, em processamento, deferidos e indeferidos, assim você terá um mapa do território.

Veja se a sua concorrente realizou o registro de marca (procure o símbolo ®).

Clique sobre o número do processo e na janela que abrirá, passe o mouse sobre o campo “Classe de Nice”, assim você saberá quais são as classes que as empresas do seu ramo estão utilizando.

A empresa que faz o registro da marca se protege de plágio e concorrência desleal, entretanto, o registro deve ser feito na categoria correta para evitar a perca do nome para terceiros.

COMO É O PROCESSO DE REGISTRO?

Você precisará comprovar que exerce atividade no ramo para o qual deseja obter a exclusividade, junte documentos que comprovem de comprovação, por exemplo, o cartão CNPJ da empresa com o CNAE da atividade é uma boa prova.

O requerente terá que responder a eventuais exigências do INPI, obedecer aos prazos processuais, bem como, contestar eventuais oposições de terceiros durante o processo.

As Empresas de pequeno porte que desejam realizar o registro da marca tem desconto nas taxas processuais, como conclusão, temos que só não registra que não quer.

Durma tranquilo, registre a sua história e integre este patrimônio (marca) ao valor da sua empresa.

A minha marca já foi registrada, e agora?

A Griffe análisa a sua marca gratuitamente, entre em contato que a primeira análise de viabilidade é por nossa conta.

A nossa analise de viabilidade vai dizer se vale a pena ou não pedir o registro de uma marca, como resultado, você economizará tempo e dinheiro.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.